GASTRONOMIA

A gastronomia e o receituário tradicional de Gaula obedecem à ementa típica regional (bolo do caco, espetada, carne de vinho e alhos, mariscos, bolo e broas de mel, doces e licores). No entanto, existem particularidades gastronómicas que remontam aos tempos antigos, e cuja valorização e salvaguarda constitui uma tarefa desta junta de freguesia. Dentre do receituário tradicional salienta-se o bolo de milho numa folha de couve, o doce e o licor de amora e o requeijão.

Com o propósito de perpetuar estes saberes e as práticas tradicionais a Junta de Freguesia criou o projecto da Feira do Povo, a realizar pela primeira vez em 2011.

Na casa do gaulês há sempre um pequeno canteiro de ervas aromáticas – segurelha, manjerona, salsa, hortelã – condimentos que servem de complemento à gastronomia local.
Note-se, ainda, a presença de um loureiro na proximidade das habitações

Receituário:

1. Bolo de Milho Cozido na Folha de Couve

bolo_de_milho_cozido_folha_de_couve     bolo_de_milho2

2. O Bolo de Mel

bolo_de_mel1     bolo_de_mel_3

3. Pão Caseiro

Uma das referências do fabrico do pão caseiro vem do Sítio o Povo, das mãos da Senhora Teresa Lobo. A confecção é apurada. A farinha é peneirada logo cedo, coincidindo com o acender do forno de cantaria vermelha do Caniçal.A senhora Teresa Lobo aprendeu a “arte” com os pais, ainda jovem. Hoje é um dos produtos mais procurados do mercado local.

IMG_5889     IMG_5900