ROTA DA ÁGUA

Recuperação e Valorização dos Percursos e Equipamentos associados à distribuição e à conduta da Água da Freguesia de Gaula

Uma das principais características da Freguesia de Gaula, no âmbito do património rural cultural arquitectónico, reside na arquitectura da água. De Norte a Sul, a Freguesia de Gaula caracteriza-se pela sua extensa rede de levadas, as quais sustentaram a criação de imóveis e de outros equipamentos dependentes do recurso hídrico.

O Projecto da Rota de Água nasce desta ancestral relação de Gaula com a Água, e da necessidade da recuperação e valorização deste património rural, evitando deste modo a sua destruição e descaracterização.

Este Projecto pretende recuperar este vastíssimo património e simultaneamente elevar a freguesia à sua condição histórica de se fazer representar no Concelho de Santa Cruz como a Freguesia da Rota da Água.

O Património alvo da Rota da Água, constituí-se, entre outros bens, pelos Fontanários Públicos, Levadas com percursos pedestres, Veredas com percursos de Levadas, Lavadores públicos, Lavadores de Levada, Casas de Distribuição de água, Poços de Pedra, Moinhos de Água, Poços escavados na rocha, Filtros de Água, Canalizações de Pedra, Furos de captação de Água.

Deste modo, a valorização deste património cultural, torna-se uma excelente oportunidade para a dinamização social, económica e cultural desta freguesia, dando a conhecer o seu valor cultural, histórico e patrimonial, que até à data foi pouco explorado.

União Europeia, Região Autónoma da Madeira, Secretaria Regional do Ambiente, Madeira Rural